21 de janeiro de 2017

Blog-solar

Para instalar painel de energia solar, o preço é importante?

 

Aprenda como escolher uma empresa para instalar painel de energia solar fotovoltaica.

Saiba porque o preço não é tão importante.

A energia solar está com tudo. No cenário mundial, países como a Alemanha, Estados Unidos, Espanha e China utilizaram diferentes formas para incentivar a disseminação da tecnologia. O boom da energia solar no Brasil chegou tardio em relação ao resto do mundo. Somente a partir de 2014, esse sistema tornou-se efetivamente atrativo, quando o governo permitiu a microgeração pelos próprios consumidores, segundo regras de compensação entre consumo e autogeração.

A empresa chamada integradora é aquela responsável pela venda, projeto e instalação dos sistemas fotovoltaicos. Em um mercado “verde”, tanto pelo aspecto ambiental quanto pelo nível de maturidade das empresas, os clientes interessados em entrar para o seleto grupo de residências e negócios inovadores — autoprodutores de energia — devem estar atentos para escolher o serviço que lhe forneça confiança, de forma que o preço da instalação se torne um item menos importante. Veja na lista a seguir quais são os aspectos que você deve ter mais atenção.

Peça um orçamento de energia solar fotovoltaica para sua casa ou empresa. Clique aqui!

1. É melhor comprar o painel solar e instalar separadamente?

Alguns instaladores vendem os equipamentos em uma oferta única de produto e serviço. Também é possível encontrar instaladores que separam o orçamento em duas notas: uma de serviço, pela mão de obra e outra exclusiva para os equipamentos. Essa solução pode ser mais barata, se a incidência de impostos for menor. De qualquer forma, você deve buscar um profissional qualificado para projetar e dimensionar corretamente o sistema fotovoltaico adequado para sua necessidade. Essa é a melhor forma de comprar bem.

2. Posso comprar o painel solar e instalar por conta própria?

Para que o sistema solar seja aceito pela distribuidora de energia, os painéis e inversores devem ser homologados pelo INMETRO, o que não ocorre com a maioria dos equipamentos importados vendidos na internet. Da mesma forma, comprar as células fotovoltaicas e montar painéis em kits “faça você mesmo”, não serão aceitos para a conexão na rede elétrica. Além disso, você deve ter projeto e documentos com detalhes da instalação, elaborados por um engenheiro responsável.

Gostaria de pedir um orçamento da GERERA? Clique aqui!

3. A empresa oferece atendimento regional?

Estar próximo aos seus clientes é o que uma empresa integradora de energia solar mais precisa. Um representante de vendas local, que possa fazer uma visita para tirar dúvidas, bem como um serviço ágil de suporte pós-vendas, confere credibilidade à empresa.

4. O serviço é realizado por uma empresa ou possui terceirizados?

Muitas empresas integradoras não oferecem a solução completa. Algumas terceirizam os serviços de engenharia de projetos, outras, os de instalação. Para garantir que o projeto reflita o que foi acordado com o vendedor e a instalação, siga as especificações técnicas. É importante que a empresa integradora forneça todo o serviço pelo seu pessoal interno.

5. O atendimento é cordial e simpático?

O vendedor deve estar disposto a tirar dúvidas com clareza e simpatia. A paciência e empatia são virtudes essenciais para falar a linguagem do cliente, sendo capaz de fornecer informações técnicas e legais com profundidade, se o cliente assim desejar.

Peça um orçamento de energia solar fotovoltaica para sua casa ou empresa. Clique aqui!

6. Quais são as garantias dos painéis e demais equipamentos?

Os equipamentos disponíveis no mercado brasileiro oferecem garantias contra defeitos de fabricação, variando entre 5 a 10 anos. Portanto, o dobro de garantia, definitivamente, é um fator que não pode ser ignorado.

7. Qual é a garantia de serviço que a empresa oferece?

As empresas integradoras devem oferecer um tempo de garantia de serviço, cobrindo eventuais problemas de instalação. Recomenda-se pelo menos um ano.

8. A empresa oferece monitoramento do desempenho do sistema?

O bom relacionamento com o cliente deve seguir no pós-venda. É importante que os dados de geração fotovoltaica sejam disponibilizados em tempo real, via sistema de monitoramento.

9. A sua necessidade é bem avaliada e compreendida?

Para cada caso, uma solução. Todo cliente deve ser tratado como especial e único. Isso não é marketing, mas uma questão técnica. O desempenho do sistema depende da avaliação correta das características de cada instalação.

10. A estimativa de retorno sobre o investimento parece realista?

A análise financeira do retorno sobre o investimento (ROI) deve estar alinhada com dados históricos de preços de energia e desempenho dos equipamentos. O correto dimensionamento do sistema é a chave para que o ROI seja o melhor possível.

Gostou?

Agora você já sabe como avaliar uma boa empresa de energia solar fotovoltaica, para não errar na escolha. A GENERA atente a todos requisitos. Peça um orçamento agora. Clique aqui!

A Genera Eficiência Energética e Sustentabilidade oferece a solução completa em energia solar fotovoltaica: análise de viabilidade, projeto, instalação e suporte técnico pós-venda. Possui equipe treinada e com experiência nos Estados Unidos. Atende clientes residenciais e comerciais no Rio Grande do Sul, para clientes AES Sul, RGE e CEEE.

Esse artigo foi criado para auxiliar no processo de escolha de empresas integradoras, instaladoras de energia solar fotovoltaica. Mais informações podem ser consultadas nas referências:

http://www.portalsolar.com.br/blog-solar/empresas-de-energia-solar/como-escolher-uma-empresa-de-energia-solar-.html

http://suncomex.com.br/guiasolar/guia_leitura/4